domingo, 29 de julho de 2012

ALTA GASTRONOMIA PAULISTANA

Não é novidade pra ninguém que São Paulo é uma cidade cara. Muito. Pra ca(ralho)ramba. Uma das mais do mundo.

Aqui tem tudo o que você possa um dia querer (menos praia e teletransporte), mas tudo tem um custo e ele geralmente é alto.

E eu adoro viajar. E passear. E sair com os amigos. E fazer cursos diferentes. E tenho um fraco por eletrônicos. E por chocolates caros.

Sem mencionar o gasto mais leve de todos (só que ao contrário), tipo assim, um apartamento que eu comprei na planta e que vou levar uns 25 anos pra pagar.

Então, enquanto a Mega Sena da Virada não dá o ar da graça na minha conta bancária, tem umas pequenas economias que fazem uma boa diferença pra fechar o mês no azul.

Eu só uso transporte público em vez de táxi, ando mais pra achar um posto R$ 0,10 mais barato, não recebo emails de sites de compra coletiva (tá, até recebo, mas apago todos sem olhar), não uso serviços de vallet, dificilmente gasto mais de R$ 15 num almoço em dia de semana. E, eventualmente, eu cozinho em casa.

Pra deixar tudo bem claro, eu sou uma lástima na cozinha. Não porque eu seja ruim (ou talvez até seja), mas porque eu sempre trabalhei e nunca tive tempo pra ficar testando temperos e receitas.

Quando eu vim morar sozinha, minha avó me deu um intensivo de arroz, bife, ovo e macarrão (o que não adiantou muito, porque eu só fazia Miojo mesmo).

E só.

Então não tenho a menor pretensão de ensinar alguém a cozinhar ou qualquer coisa do tipo, mas na semana passada eu tinha prometido pro meu namorado que iria fazer um jantar em casa, e aí resolvi dividir aqui o resultado. 

Montei uma mesa bonitinha e, como eu sei que ele não aguenta mais comer macarrão, fui resgatar uma receita bem facinha que eu tinha feito umas três vezes na vida e que colaborava com a mudança de cardápio.


Frango desfiado com catupiry (ou requeijão cremoso, pros politicamente chatos):

- 500g de peito de frango
- 1/2 lata de milho verde (pode adicionar ervilha se quiser)
- 1/2 lata de molho de tomate (ou, se você está com tempo e disposição, pode fazer o seu próprio molho)
- 1/2 xícara de chá de água
- Cebola, alho e sal a gosto
- 400g de catupiry

Numa panela de pressão, frite bem o alho e a cebola (eu usei manteiga, porque estava a fim de ser gorda, mas pode ser com óleo de girassol, com azeite, o que preferir). Adicione o milho, depois o frango, deixe refogar um pouco e coloque a água e o sal.

Mexa bem, tampe a panela e espere começar a chiar. Depois disso, espere mais uns 15 minutos, tire a pressão da panela e escorra a água. 

E aí vem o maior truque de todos. Em vez de ficar duas horas desfiando o frango, você fecha a panela de novo, pega ela bem firme com as duas mãos e chacoalha algumas vezes. Quando você abre, o frango está magicamente desfiado.

Volte a panela pro fogo, adicione o molho de tomate e mexa bem. Aí coloque tudo num recipiente que possa ir ao forno, já previamente forrado com o catupiry (pode colocar o catupiry com gosto, porque a intenção aqui não é ser light).

Deixe na temperatura média até ver que o catupiry começou a ferver e pronto.

Pra acompanhar, eu fiz um arroz branco simples e comprei um pacote de batata palha (chance zero de fritar batatas em casa, né).


E na escolha do vinho, a economia entrou de novo e eu comprei um Almadén de R$ 14,90 que saiu numa seleção que o Terra fez uma vez e que você pode ver aqui. Não tinha botado muita fé (pelo preço, pela marca), mas achei bem gostoso.


Pra completar, variei o brigadeiro que eu sempre faço por... Beijinho de colher:

- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de manteiga
- 1/2 vidro de leite de coco
- Coco ralado a gosto (eu costumo colocar pouco menos que 1/2 pacote pra não ficar muito seco)

Os três primeiros ingredientes vão na panela, em fogo baixo, até começarem a desgrudar do fundo. Depois é só juntar o coco ralado, mexer bem e deixar esfriar.


Gastei entre R$ 50 e R$ 60 (com vinho) comprando no Pão de Açúcar por um jantar que em Jales custaria uns R$ 12,50, mas num restaurante de São Paulo sairia bem mais caro.

2 comentários: