segunda-feira, 28 de maio de 2012

ESTREIA: Escapada de Final de Semana

Sendo bem realista, pra todo paulistano (ou morador de qualquer cidade grande) a melhor coisa que existe é fugir de São Paulo às vezes.

Não aquela viagem de feriado em que você sofre só de pensar em quanto tempo vai ficar parado na marginal pra ir (e depois ainda voltar), cidade com recorde de 496km de trânsito e tal.

Não.

Estou falando daquela viagem preguiçosa, despretensiosa, pra um lugar pertinho, sem gastar muito, em que inclusive dá pra você ir e voltar no mesmo dia se quiser.

Aquela viagem que serve pra você se livrar um pouco da poluição sonora (que, sinceramente, é uma das coisas que mais me surta aqui), colocar o pé no chão, ver o horizonte, almoçar num lugar diferente e tal.

E é por isso que eu vou começar hoje uma seção de “escapadas de final de semana”. Viagens próximas, baratas, fáceis e que fazem toda a diferença no ânimo da gente.

E não tem lugar melhor pra essa estreia do que o Guarujá.

Confesso que eu sempre tive um pouco de preconceito com o Guarujá. Lugar lotado, sujo, perigoso.

Mas sendo bem prática: É praia, é perto, a estrada é boa e, fora da alta temporada, dá pra fazer em 1h e ainda por cima escapar da multidão. Sem contar que nessa época do ano, dá pra pegar um tempo sensacional e voltar com marca de biquini (sério, eu voltei).

E tem sim opções de praias um pouquinho mais distantes do centro que são lindas, mais vazias, limpas e tudo mais. Uma delas é a Praia do Tombo, que fica mais perto do centro, mas tem tudo o que eu falei acima e ainda é ótima pra quem surfa (ou, como foi o caso, pra quem quer começar a aprender), e a Praia de Pernambuco (onde fica o Jequitimar, aquele hotel do Silvio Santos), que tem uma cara mais de litoral norte.

Mas, como o futuro fotógrafo oficial do blog esqueceu a câmera em casa e adiou sua estreia (sim, eu coagi convenci meu namorado a fotografar pra mim), e a anta aqui entrou no clima da fuga de São Paulo e não levou o celular pra praia, só temos fotinha da ida no sábado de manhã (com trânsito zero e um céu animalmente azul que se manteve o final de semana todo).


E pra quem quer passar o final de semana, super recomendo a Pousada Espaço Surf Saudável. São só dois quartos e junto tem uma loja de surf, aluguel de pranchas, espaço para treinamento, uns três cachorros e mais uns dois gatos, num ambiente feito por aqueles caras que respiram o surf e você se sente praticamente em casa pagando pouco. E pra quem não se interessa muito por surf, a pousada é bem gostosa e fica do lado da Praia do Tombo (do lado mesmo, não deve chegar a 50 metros).


E aí chega a segunda-feira e a gente volta pro trabalho muito mais descansado e desestressado do que se ficasse em São Paulo pegando trânsito e fila de espera em restaurante ;)

OBS: Pra quem se interessar, o final de semana todo, com pousada, combustível, pedágio, churrasco o sábado todo, aula de surf, comida e um carregamento de sorvete, mal chegou a R$ 200 por pessoa.

6 comentários:

  1. Adorei!
    Acho que a combinação desse blog com ter namorado paulistano vai dar muito certo, haha.

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer que, em breve, teremos uma surfista? Louco para saber sobre suas impressões desta primeira aula. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Por sorte o namorado paulistano não é defensor fervoroso de São Paulo, Pati, senão a minha chance de um dia sair daqui estaria acabada rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De sair de São Paulo? Não só existe, como é o plano!
      Quero aprender com a cidade (a ser exigente, buscar o melhor, fazer as coisas acontecerem), mas pra mim tem prazo de validade.

      Excluir
  4. Não fui eu quem fez a aula, Helder, foi o meu namorado. Eu fiquei só largateando na areia, mas quem sabe numa próxima vez eu me arrisco!

    ResponderExcluir