quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

RESPIRA FUNDO E... SÓ


Pela quantidade de habitantes que temos na cidade, são poucas as pessoas que realmente gostam de São Paulo (a doida da minha mãe é uma delas).

Tirando essas, tem os que se conformam e vão tocando a vida, tem os que reclamam loucamente, mas não conseguem morar em outro lugar, tem os que acham que a estadia tem prazo de validade e ficam sonhando com quando morarem em outro lugar (prazer, Giovanna).

Ainda mais quando você pega uma louca ansiosa e estressada como eu, que tem tudo o que existe de pior potencializado pela correria da cidade.

E aí o que acontece?

A mãe fala que não da mais pra conviver com você nesse estresse todo, descobre uma ONG indiana chamada Arte de Viver que, com técnicas de respiração, promete ajudar a melhorar o estilo da pessoa e te dá o curso de presente de aniversário.

E lá fui eu, no final de 2009, reclamando e resmungando que ia perder um final de semana inteiro, que estava trânsito, chovendo, que ia ter que acordar cedo e bla bla bla bla.

Bom, encurtando a ópera, eu sai do curso super feliz, me sentindo renovada, bem-humorada, bem disposta e bem descansada, prometendo que ia seguir as práticas diárias até o final dos meus dias.

Durou sabe quanto? Acho que uns dois dias, sendo mega otimista.

O tempo passou, o estresse foi todo acumulando de novo, eu ainda larguei a terapia e comecei a ficar uma louca de novo.

Aí a decisão de tomar uma atitude antes de ser expulsa de casa foi minha mesmo e lá fui eu sugerir pro meu namorado de fazermos o curso juntos (eu, pra desestressar, ele, pra ajudar a manter o foco/concentração).

Foi uma experiência ótima, só perdeu para a primeira vez por não ter a surpresa, a novidade, mas sai me sentindo tão bem quanto.

E agora estou me esforçando mais para seguir com as práticas. Ainda não todos os dias porque rola preguiça e uma pitada de falta de tempo, mas o importante é não desistir.

Se interessou? Quer saber como funciona?

Bom, o curso não é muito fácil de explicar, só fazendo mesmo, mas vou dar um overview.

No Parte 1, que foi o que eu fiz, você se compromete por uma 6ªf das 19h30 às 22h30, pelo sábado e pelo domingo das 9h às 17h e pela 2ªf também das 19h30 às 22h30. Mas tem váriações de cursos e horários em várias datas ao longo do ano.

Parece puxado, mas você acaba não vendo o tempo passar (apesar de ser cansativo) e precisa só conseguir se comprometer com os horários para não atrasar e nem faltar. Porque o curso é contínuo e um dia sempre depende do que você aprendeu no anterior.

E o que rola?

Uma mistura de yoga, técnicas de respiração, meditação e ensinamentos de algumas coisas que ajudam a melhorar a qualidade do dia-a-dia.

E posso falar?

Eu sou uma pessoa mega cética e tolerância zero pra coisas muito espirituais e subjetivas, mas o curso vale a pena mesmo. No começo você pode se sentir meio desconfortável em se abrir e se relacionar diretamente com as pessoas, mas no final do segundo dia isso já vai passando.

Abaixo algumas fotos que tirei durante o curso que fiz agora em janeiro.

Sri Sri Ravi Shankar (o idealizador da Arte de Viver)

Tudo arrumadinho para começar

Sede Vila Nova Conceição

Quem se interessar, informações técnicas abaixo sobre as unidades de São Paulo:

- Unidade: Perdizes
Rua João Ramalho, 1171
Tel.: 3569-6000

- Unidade: Vila Nova Conceição
Rua Sampaio Góis, 70
Tel.: 3569-6000