quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CICLOVIA NÃO É CICLOFAIXA

Depois de um longo tempo sumida daqui, em que eu estava super sem assunto com um bloqueio criativo (ahan, Cláudia, senta), fiz uma coisa que achei interessante pra um post.

Após dias de frio, chuva, neve e correria (não necessariamente nessa ordem), eu tive um feriado ensolarado e tranquilo que me animou pra pedalar depois de um bom (booom) tempo.

Deu um belo trabalho tirar o pó da minha bike (que, inclusive, se chama Cláudia), mas lá pelo meio-dia eu e meu sedentarismo fomos dar uma volta.

(Todo mundo aqui sabe bem que eu detesto fazer parênteses, mas antes preciso só colocar todo mundo na mesma pagina e falar que a última 3ªf foi feriado da Consciência Negra aqui em São Paulo e em algumas outras cidades.)

A idéia original era pegar a ciclofaixa (que eu já falei aqui), mas como esse feriado é meio estranho (e pra muita gente nem é um feriado de verdade), ela estava fechada.

Então, pra não deixar a desastrada andando no meio dos carros, meu namorado, que é a pessoa que pedala de verdade (sim, eu só faço uma graça e choramingo a cada subida) sugeriu a ciclovia (e não, ciclovia e ciclofaixa não são a mesma coisa).

Sim, aquela da marginal, que já existe há quase 3 anos (o primeiro trecho foi inaugurado em fevereiro de 2010 e a última ampliação aconteceu no começo desse ano) e eu ainda não tinha ido conhecer.

Infelizmente eu não levei bolsa, mochila e nem nada, e como abusar do bolso alheio tem limite, eu acabei indo sem celular e não pude tirar fotos.

Mas vou dividir as minhas impressões e vocês imaginam (com uma ajudinha de fotos do Google), ta?

Eu peguei a entrada da Vila Olímpia, que era a mais perto e mais acessível, e chegando eu vejo que pra chegar na rampa que leva até a ciclovia tem uma ESCADA.

Ah, para, né? Você só pode ir lá de bike. A pé, patins, skates, triciclos, e monociclos estão banidos. Então como querem que eu cheque ate lá em cima e depois desça do outro lado?
Com a bicicleta nas costas?

É, tipo isso.

Tem uma canaleta ridícula que funciona porcamente na subida e é totalmente inútil na descida.

Ok, mas e o cheiro?

Vou falar que é bem ruim e incomoda pra caramba, mas saindo ali da Vila Olímpia e indo sentido Villa Lobos ele melhora bastante e não interfere no passeio.

Ta, Giovanna, mas e a ciclovia em si?

Eu gostei. É plana (o que pra pata aqui faz toda a diferença), tem vários pontos de apoio com bebedouros e banheiros (limpos!), lisinha, limpa, cheia (mas sem ser lotada em pleno feriado)  e, com um pouco de imaginação, você consegue até esquecer o quão sujo é aquele rio e curtir a paisagem.



E do que eu não gostei?

Tem poucas entradas/saídas (então dificilmente dá pra ser usada como meio de transporte), fecha cedo (19h no horário de verão) e falta um lugar pra tomar um suco, comprar uma barrinha de cereal e tal.

Mas como a gente ainda está longe de ter a estrutura de um país de 1º mundo e o importante é começar a incentivar a população a usar mais transportes alternativos e a fazer esportes, pra mim o saldo ainda foi positivo. E, se o tempo colaborar, esse final de semana eu pretendo testar o sentido contrário (Interlagos).

Aí levo o celular e posto umas fotinhas aqui.

Ciclovia Marginal Pinheiros
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 5h30 às 19h (em horário de verão)
Extensão: 21km

Acessos: 
- Av. Miguel Yunes (entre as estações Jurubatuba e Autódromo)
- Estação Jurubatuba
- Estação Vila Olímpia
- Estação Santo Amaro
- Ponte Cidade Universitária